Pular para o conteúdo principal

A tal da sororidade

  Todos os dias vejo textões de mulheres falando sobre o apoio entre as mulheres, frases do tipo "Support Your Girl Gang" "Mulheres devem se fortalecer" mas vejo que muitas nem sabem o que é, de fato, a sororidade. Hoje nós vamos entender de uma vez por todas e discutir o que é essa tal de sororidade tão falada na causa feminista.





  Todas nós, mulheres, sabemos o desafio que é ser mulher. O quanto temos que provar que somos boas, boas profissionais, boas amigas, boas esposas/namoradas, boas mães, boas filhas. Somos provadas o tempo todo e por todo mundo. E, não podemos negar, vivemos em uma sociedade competitiva, Chimamanda Ngozi Adichie diz que:
We raise girls to each other as competitors not for jobs or for accomplishments, which I think can be a good thing, but for the attention of men 
Criamos garotas para serem competitivas entre si, não por trabalhos ou por realizações, o que acho que seria algo bom, mas sim pela atenção de homens
  Olhar outra mulher como rival é algo muito comum em nossa sociedade, vivemos brigando entre nós, tentando achar defeito na outra para nos sentirmos melhores e o que é mais comum, também mais triste, é o movimento que deveria ser um ponto de ligação entre nós está se tornando o nosso ponto de tensão. E é por isso que a sororidade é tão importante.
  Quando mulheres olham para outras mulheres com um olhar de empatia, olhar de reconhecimento por todas as situações que enfrentamos como mulher, quebra-se mitos e ideologias de que qualquer outra  garota que você conhecer na sua vida, se não for construída uma amizade, automaticamente essa é sua rival.
  Claro que isso é uma tarefa difícil, como sociedade fomos ensinadas assim. Imagine uma situação onde um casal  por alguma razão tem um desentendimento, o primeiro instinto masculino é sempre defender o seu semelhante, já o das mulheres é defender o homem também.
  Mulheres estão sempre sozinhas, mas não precisamos estar assim, precisamos estar de mãos dadas porque somos semelhantes e estamos no mesmo barco. Não precisamos estar sozinhas na tempestade e nem chorar sem consolo.
   Viver a sororidade é abraçar a que é igual a você e sente dores semelhantes a sua.


Nos vemos aqui, neste site, semana que vem!

Até mais!

Comentários

  1. Exato! Vejo as crianças perdendo tempo se arrumando para ir a escola e não entendo porque elas têm que se arrumar tanto. Por que ir a escola de batom, roupas de festa e acessórios? É ai que lembro que na escola há outras meninas e há meninos que vão observá-las e tudo se acaba em uma guerra por atenção. Essas meninas crescem e levam essa guerra para vida. Lamentável, não?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos ensiná-las que não precisamos ser rivais. Talvez, só assim essa guerra mesquinha vai acabar.

      Obrigada pelo seu comentário,
      Beijos!

      Excluir
  2. sempre bato na tecla de que a sororidade é o que vai nos salvar do machismo que nos assola! Nós por nós!

    bjs
    www.blogmodelando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! Com toda a certeza. Estamos tão condicionadas a essa rivalidade desnecessária, que nem tomamos que é tão fácil acabar com isso.
      Nós por Nós sempre!

      Beijinhos!

      Excluir

Postar um comentário

As mais lidas

O "River" do Leon Bridges

  Abençoado por Marvin Gaye, James Brown e Stevie Wonder, Leon Bridges carrega o Soul, o Blues e o Jazz em cada nota emitida por sua voz, que é uma voz forte com um tom aveludado. Com todas essas qualidades musicais, Leon  nos leva às correntezas da redenção de  River . Been travelling these wide roads for so long.                                                      My heart's been far from you.  10 000 miles gone... Viajei essas amplas estradas por tanto tempo                                              Meu coração está longe de você              10 000 milhas distante     Ao ouvir a estrofe pela primeira vez, confesso que pensei que Leon estivesse cantando para a...

O Que É Consumo Consciente

  Já faz um tempo que estamos vendo por aí um estouro do estilo minimalista, armário cápsula e tudo o mais. E recentemente saiu um estudo que dizia que os brasileiros estão aderindo cada vez mais à atitudes de consumo consciente. Mas, o que é consumo consciente, você sabe?   O consumo consciente não é nada mais, nada menos que se ter consciência daquilo que estamos consumindo e comprando, não apenas comprar sem pensar na consequência desse ato seja ela para o seu bolso quanto para o meio-ambiente. Esse é um hábito muito difícil de aderir, imagine, logo nós, brasileiros, considerados o 4º país mais materialista - em visão mundial - porémmmm... é necessário que nós repensemos nos nossos hábitos de consumidor.   O mesmo estudo citado no primeiro parágrafo deste post, também nos mostra que muitos brasileiros acham a ideia do consumo consciente incrível muito disso porque está se esgotando a cada dia os recursos naturais, mas tem dificuldade de aplicar isso no seu dia-a-dia....