Pular para o conteúdo principal

A tal da sororidade

  Todos os dias vejo textões de mulheres falando sobre o apoio entre as mulheres, frases do tipo "Support Your Girl Gang" "Mulheres devem se fortalecer" mas vejo que muitas nem sabem o que é, de fato, a sororidade. Hoje nós vamos entender de uma vez por todas e discutir o que é essa tal de sororidade tão falada na causa feminista.





  Todas nós, mulheres, sabemos o desafio que é ser mulher. O quanto temos que provar que somos boas, boas profissionais, boas amigas, boas esposas/namoradas, boas mães, boas filhas. Somos provadas o tempo todo e por todo mundo. E, não podemos negar, vivemos em uma sociedade competitiva, Chimamanda Ngozi Adichie diz que:
We raise girls to each other as competitors not for jobs or for accomplishments, which I think can be a good thing, but for the attention of men 
Criamos garotas para serem competitivas entre si, não por trabalhos ou por realizações, o que acho que seria algo bom, mas sim pela atenção de homens
  Olhar outra mulher como rival é algo muito comum em nossa sociedade, vivemos brigando entre nós, tentando achar defeito na outra para nos sentirmos melhores e o que é mais comum, também mais triste, é o movimento que deveria ser um ponto de ligação entre nós está se tornando o nosso ponto de tensão. E é por isso que a sororidade é tão importante.
  Quando mulheres olham para outras mulheres com um olhar de empatia, olhar de reconhecimento por todas as situações que enfrentamos como mulher, quebra-se mitos e ideologias de que qualquer outra  garota que você conhecer na sua vida, se não for construída uma amizade, automaticamente essa é sua rival.
  Claro que isso é uma tarefa difícil, como sociedade fomos ensinadas assim. Imagine uma situação onde um casal  por alguma razão tem um desentendimento, o primeiro instinto masculino é sempre defender o seu semelhante, já o das mulheres é defender o homem também.
  Mulheres estão sempre sozinhas, mas não precisamos estar assim, precisamos estar de mãos dadas porque somos semelhantes e estamos no mesmo barco. Não precisamos estar sozinhas na tempestade e nem chorar sem consolo.
   Viver a sororidade é abraçar a que é igual a você e sente dores semelhantes a sua.


Nos vemos aqui, neste site, semana que vem!

Até mais!

Comentários

  1. Exato! Vejo as crianças perdendo tempo se arrumando para ir a escola e não entendo porque elas têm que se arrumar tanto. Por que ir a escola de batom, roupas de festa e acessórios? É ai que lembro que na escola há outras meninas e há meninos que vão observá-las e tudo se acaba em uma guerra por atenção. Essas meninas crescem e levam essa guerra para vida. Lamentável, não?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos ensiná-las que não precisamos ser rivais. Talvez, só assim essa guerra mesquinha vai acabar.

      Obrigada pelo seu comentário,
      Beijos!

      Excluir
  2. sempre bato na tecla de que a sororidade é o que vai nos salvar do machismo que nos assola! Nós por nós!

    bjs
    www.blogmodelando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! Com toda a certeza. Estamos tão condicionadas a essa rivalidade desnecessária, que nem tomamos que é tão fácil acabar com isso.
      Nós por Nós sempre!

      Beijinhos!

      Excluir

Postar um comentário

As mais lidas

O Que É Consumo Consciente

  Já faz um tempo que estamos vendo por aí um estouro do estilo minimalista, armário cápsula e tudo o mais. E recentemente saiu um estudo que dizia que os brasileiros estão aderindo cada vez mais à atitudes de consumo consciente. Mas, o que é consumo consciente, você sabe?   O consumo consciente não é nada mais, nada menos que se ter consciência daquilo que estamos consumindo e comprando, não apenas comprar sem pensar na consequência desse ato seja ela para o seu bolso quanto para o meio-ambiente. Esse é um hábito muito difícil de aderir, imagine, logo nós, brasileiros, considerados o 4º país mais materialista - em visão mundial - porémmmm... é necessário que nós repensemos nos nossos hábitos de consumidor.   O mesmo estudo citado no primeiro parágrafo deste post, também nos mostra que muitos brasileiros acham a ideia do consumo consciente incrível muito disso porque está se esgotando a cada dia os recursos naturais, mas tem dificuldade de aplicar isso no seu dia-a-dia.   Mas, hoje

Estar viva, por si só, já é um manifesto [Atualização]

  The Handmaid's Tale - O Conto de Aia estreou na sexta-feira do dia 8 de fevereiro,  na plataforma de streaming Globoplay e já chegou com os dois pés na porta trazendo uma poesia de Kimani, ganhadora do Slam BR 2017, intitulada Mostra Pra Eles, Mulher . Leia o post atualizado aqui ! E nos siga para não perder nenhum texto.